Você está aqui: Início Instituição Graduação Psicologia

O curso de Psicologia utiliza de infraestrutura laboratorial especializada para o desenvolvimento das práticas necessárias que integram o processo de ensino e aprendizagem, contemplando as seguintes instalações:

 













Ao concluir o curso de Psicologia, o graduado deverá requerer sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Este é o órgão regulador da profissão, que possibilitará o amplo exercício profissional. A atuação do psicólogo é bem abrangente e concentra-se basicamente na prevenção, na realização de diagnósticos e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios. O profissional poderá atuar em diversos campos, tais como:

 


- Saúde: área clínica e hospitalar em que o atendimento pode ocorrer de forma individual, familiar ou em grupo. Poderá atuar na saúde pública e/ou privada, por meio de trabalhos de prevenção, psicoterapias, psicodiagnósticos, laudos, orientações e aconselhamentos.

 


- Social: o psicólogo pode desenvolver trabalhos e atendimentos sociais e comunitários com o objetivo de reduzir os riscos de vulnerabilidade, atuando principalmente no CRAS, CREAS, CAPS, ONG’s, etc

 


- Organizacional: área empresarial em que o profissional pode desenvolver consultoria por meio de uma análise institucional, como também, atuar como psicólogo organizacional nas atividades de recrutamento e seleção, desenvolvimento tecnológico, coaching, etc.

 


- Educação: na área escolar o profissional poderá trabalhar como psicólogo escolar, conselheiro pedagógico, orientador profissional e atuar ainda em instituições educacionais públicas e/ou particulares, com o intuito de promover uma análise crítica acerca do ambiente escolar e das relações no contexto de aprendizagem.

 


- Trânsito: nesta área o profissional pode desenvolver pesquisas com foco nos problemas psicológicos no que tange aos problemas do trânsito, como também, participar de programas voltados à prevenção de acidentes, implantação de ações de engenharia de trafego, atuar como perito em fases de reabilitação ou readaptação profissional e no DETRAN por meio do psicotécnico, momento no qual são aplicados testes para os condutores que desejam a obtenção da CNH. 

 


- Esporte: o psicólogo do esporte atua de forma individual e coletiva no sentido de entender como os fatores psicológicos influenciam o aspecto físico e avalia como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa em situação de prática esportiva e competição, sempre com o intuito de melhorar o desempenho do atleta.

 


- Jurídica ou Forense: é um campo em que o psicólogo atua juntamente com a área de Direito da Família e o Direito da Criança e do Adolescente. As ações mais comuns exigem que o psicólogo desenvolva em sua prática estudos de personalidade, avaliação na saúde mental dos envolvidos com as questões judiciais, avaliação das condutas criminosas e das desordens comportamentais e laudos que conduzam a proteção da dignidade da pessoa humana e a excelência na atuação da justiça.

 


Essas são algumas das áreas de atuação da psicologia, porém, é válido lembrar que a presença de um psicólogo justifica-se sempre que houver sofrimento psíquico ou a necessidade de cuidados da mente, do comportamento e da personalidade humana.

 


Para melhorar o cenário, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), listou em 2015, a Psicologia como uma das áreas que tiveram o maior aumento salarial nos últimos anos, o que vem impactando no aumento da procura pelo curso, sendo um dos mais concorridos nos principais vestibulares do país.

 

 

  

Docente

Currículo Lattes

e-mail


Profa. Esp. Yagda A. de Campos Justino (Coordenadora Acadêmica) http://lattes.cnpq.br/6984163644507924 yagda.justino@uca.edu.br

Profa. Me. Karla de Souza Moreira (Supervisora do CPPA) http://lattes.cnpq.br/4875298465052168 karla.moreira@uca.edu.br

Prof. Me. Álvaro Matheus Valim Rosa http://lattes.cnpq.br/9851313687228957 alvaro.valim@uca.edu.br

Profa. Me. Bárbara Cristina Rodrigues Fonseca http://lattes.cnpq.br/3737921823588644 barbara.fonseca@uca.edu.br

Profa. Esp. Caroline Schievenin Sperandio Sausanavicius http://lattes.cnpq.br/8573808658710503 caroline.schievenin@uca.edu.br

Profa. Me. Flávia Cristina Busato Cirino http://lattes.cnpq.br/3266830209241295 flavia.cirino@uca.edu.br

Prof. Me. José Wellington dos Santos http://lattes.cnpq.br/5057404614150121 jose.santos@uca.edu.br

Prof. Marcos Vinicius Wolke De Oliveira http://lattes.cnpq.br/9884604930092714 marcos.wolke@uca.edu.br

Profa. Me. Neuci Leme de Camargo http://lattes.cnpq.br/3941816552269005 neuci.camargo@uca.edu.br

Prof. Me. Renan Santiago Pereira http://lattes.cnpq.br/3537153188764926 renan.santiago@uca.edu.br

Prof. Me. Sérgio Caetano da Silva Junior http://lattes.cnpq.br/0865057343522897 sergio.caetano@uca.edu.br

Profa. Me. Talita Vendrame de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1869384613034792 talita.oliveira@uca.edu.br

Profa. Dra. Thais Caroline Attaide Lacerda http://lattes.cnpq.br/9980216552011641 thais.lacerda@uca.edu.br

Prof. Me. Vitor Celso Moraes Campos http://lattes.cnpq.br/2606016509477115 vitor.campos@uca.edu.br

 

 

Um profissional da Psicologia que atua com excelência deve prezar pela disposição em ajudar pessoas, deve gostar de se relacionar de maneira empática, já que é uma profissão que trabalha o tempo todo com o contato humano. Além disso, o psicólogo deve ser curioso, investigativo e persuasivo, uma vez que deve ter a habilidade de compreender a história de vida do outro, apontando soluções sem manipular, doutrinar ou induzir, conduzindo-o à um maior entendimento de si mesmo, sem levar para a relação Psi suas crenças e valores, uma vez que o profissional deve se despir completamente de preconceitos.


O psicólogo deve ter a capacidade de escuta, ou seja, necessita gostar de ouvir, como também, de diálogo, análise e percepção. É uma profissão de muita responsabilidade que exige uma postura ética, honesta e transparente. O psicólogo desde a sua formação deve ser dotado de uma mente aberta e uma boa capacidade intelectual que permita o gosto pela leitura e pela pesquisa.

Você está aqui: Início Instituição Graduação Psicologia