Instituição

Mercado de Trabalho

Ao concluir o curso de Psicologia, o graduado deverá requerer sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Este é o órgão regulador da profissão, que possibilitará o amplo exercício profissional. A atuação do psicólogo é bem abrangente e concentra-se basicamente na prevenção, na realização de diagnósticos e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios. O profissional poderá atuar em diversos campos, tais como:

 


- Saúde: área clínica e hospitalar em que o atendimento pode ocorrer de forma individual, familiar ou em grupo. Poderá atuar na saúde pública e/ou privada, por meio de trabalhos de prevenção, psicoterapias, psicodiagnósticos, laudos, orientações e aconselhamentos.

 


- Social: o psicólogo pode desenvolver trabalhos e atendimentos sociais e comunitários com o objetivo de reduzir os riscos de vulnerabilidade, atuando principalmente no CRAS, CREAS, CAPS, ONG’s, etc

 


- Organizacional: área empresarial em que o profissional pode desenvolver consultoria por meio de uma análise institucional, como também, atuar como psicólogo organizacional nas atividades de recrutamento e seleção, desenvolvimento tecnológico, coaching, etc.

 


- Educação: na área escolar o profissional poderá trabalhar como psicólogo escolar, conselheiro pedagógico, orientador profissional e atuar ainda em instituições educacionais públicas e/ou particulares, com o intuito de promover uma análise crítica acerca do ambiente escolar e das relações no contexto de aprendizagem.

 


- Trânsito: nesta área o profissional pode desenvolver pesquisas com foco nos problemas psicológicos no que tange aos problemas do trânsito, como também, participar de programas voltados à prevenção de acidentes, implantação de ações de engenharia de trafego, atuar como perito em fases de reabilitação ou readaptação profissional e no DETRAN por meio do psicotécnico, momento no qual são aplicados testes para os condutores que desejam a obtenção da CNH. 

 


- Esporte: o psicólogo do esporte atua de forma individual e coletiva no sentido de entender como os fatores psicológicos influenciam o aspecto físico e avalia como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa em situação de prática esportiva e competição, sempre com o intuito de melhorar o desempenho do atleta.

 


- Jurídica ou Forense: é um campo em que o psicólogo atua juntamente com a área de Direito da Família e o Direito da Criança e do Adolescente. As ações mais comuns exigem que o psicólogo desenvolva em sua prática estudos de personalidade, avaliação na saúde mental dos envolvidos com as questões judiciais, avaliação das condutas criminosas e das desordens comportamentais e laudos que conduzam a proteção da dignidade da pessoa humana e a excelência na atuação da justiça.

 


Essas são algumas das áreas de atuação da psicologia, porém, é válido lembrar que a presença de um psicólogo justifica-se sempre que houver sofrimento psíquico ou a necessidade de cuidados da mente, do comportamento e da personalidade humana.

 


Para melhorar o cenário, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), listou em 2015, a Psicologia como uma das áreas que tiveram o maior aumento salarial nos últimos anos, o que vem impactando no aumento da procura pelo curso, sendo um dos mais concorridos nos principais vestibulares do país.