Você está aqui: Início Notícias Presencial, semipresencial ou EAD?

Presencial, semipresencial ou EAD?

Como escolher a modalidade de ensino que se enquadra nas suas necessidades? Pensando nisso, separamos algumas características do ensino presencial, semipresencial e EAD para você conhecer mais e escolher qual se enquadra no seu dia a dia.

Ensino presencial

O ensino presencial, que também é conhecido como ensino tradicional, traz o ensino de forma que os alunos e professores estejam fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo. Conheça as características marcantes dessa modalidade:

• O vestibular ocorre em duas épocas do ano: verão e inverno.
  • Os dias e horários das aulas são fixos de acordo com o turno do curso. Seja ele matutino, vespertino ou noturno.
  • Os alunos possuem contato direto com os professores nos horários das aulas.
  • A presença do aluno é contabilizada de acordo com a presença nas aulas e sua aprovação está condicionada a isso. Já que é necessário ter 75% de frequência nas aulas para ser aprovado.

Essa modalidade de ensino é indicada para aqueles que tem disponibilidade de estarem presentes na faculdade de segunda à sexta no horário estipulado.

Ensino semipresencial

O ensino semipresencial é uma mesclagem entre o ensino presencial e o ensino a distância. O aluno estuda a distância e tem um encontro semanal na instituição de ensino. Entenda como funciona esse ensino:

• As aulas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem e, durante uma vez na semana, os encontros são presenciais.
  • Os encontros presenciais possuem dia e horário específicos de acordo com o turno escolhido pelo aluno (matutino, vespertino ou noturno).
  • O aluno participa de fóruns de apoio, realiza suas atividades e tira dúvidas pela plataforma online.

Essa modalidade é indicada para aqueles que não tem disponibilidade para estarem todos os dias na faculdade, mas, ao mesmo tempo, desejam ter um contato mais frequente com os colegas universitários, professores e instituição de ensino.

Ensino EAD

Na modalidade EAD, o ensino é intermediado pelos meios tecnológicos. Seja ele pelo computador, notebook, tablet ou celular. O ensino é EAD é caracterizado pela flexibilidade que proporciona ao aluno por meio de:

• Disciplinas organizadas por módulos.
  • Aulas em vídeo que podem ser acessadas mais de uma vez.
  • Fóruns de apoio par aos alunos compartilharem dúvidas e conhecimento.
  • Atividades online para complementar o aprendizado do aluno.
  • Provas presenciais de acordo com a legislação que rege o setor.

O ensino a distância é ideal para as pessoas que não tem tempo de estudar presencialmente e optam pela flexibilidade que o EAD oferece.

Estude como você quiser!

Agora que você conhece as modalidades de ensino, é só escolher qual a melhor opção para você estudar! E aí, qual vai ser?

Você está aqui: Início Notícias Presencial, semipresencial ou EAD?