A avaliação institucional são atividades avaliativas (jamais punitivas) vinculadas ao processo de planejamento da gestão das Instituições de Educação Superior (IES), buscando analisar a atuação e a responsabilidade da IES, registrando as limitações e as possibilidades de melhoria Institucional. Constitui-se uma ação democrática, por isso envolve a participação de alunos, professores e colaboradores, os chamados sujeitos ativos da avaliação. A avaliação institucional é uma ação transparente e ética que tem como principal função apoiar, orientar, reforçar e/ou corrigir os aspectos avaliados, caracterizando-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino, na medida em que permite a identificação de problemas; é a possibilidade de reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição, visando ao constante aperfeiçoamento. O processo avaliativo visa, assim, à obtenção de informações relevantes, tendo como ponto de referência a identidade institucional, seus valores e sua cultura.
A CPA da Faculdade Católica Paulista é uma comissão responsável por conduzir e consolidar os processos de avaliação da Instituição, prestando as informações solicitadas pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), intermediando ações entre os órgãos colegiados acadêmicos e os órgãos administrativos da Faculdade Católica e consolidando a autoavaliação como a oportunidade de difundir um processo reflexivo, coerente e contínuo a respeito da realidade institucional. O trabalho da CPA objetiva, portanto, que a comunidade acadêmica desenvolva a cultura de avaliação.
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
· Dimensão 8 - Planejamento e Avaliação
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
· Dimensão 1 - Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
· Dimensão 3 - Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
· Dimensão 2 - Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
· Dimensão 4 - Comunicação com a Sociedade
· Dimensão 9 - Políticas de Atendimento aos Discentes
Eixo 4 – Políticas de Gestão
· Dimensão 5 - Políticas de Pessoal
· Dimensão 6 - Organização e Gestão da Instituição
· Dimensão 10 - Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física
· Dimensão 7 - Infraestrutura Física
NOME | SEGMENTO QUE REPRESENTA |
Marina de Almeida Rocha | Representante Técnico-Administrativo e Coordenadora da CPA |
Francisco Ramirez Martins Junior | Representante Técnico-Administrativo |
Sérgio Caetano da Silva Junior | Representante Docente Presencial |
Thauana Lorena Silva Magalhães | Representante Docente EaD |
Paula Geane Estima de Lima | Representante Discente Presencial |
Jonathan Henrique Lima Dolce | Representante Discente EaD |
Regiane Geralda da Silva Melos Matias | Representante da Sociedade Civil |
Fabiano Abbonizio | Representante da Sociedade Civil |